quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Biologia


Animais desenvolveram estratégias para suportar o clima do Semi-Árido

As poucas chuvas no Semi-Árido são um desafio à vida na caatinga. Ao longo da evolução, os animais desenvolveram estratégias de adaptação ao clima do lugar, que enfrenta oito meses de estiagem por ano. A principal delas é a estivação, tipo de hibernação às avessas, na qual os bichos se escondem do sol e baixam o metabolismo à espera de água.
Alguns, como a jia-de-parede (Corythomantis greeningi), além de estivar, lançam mão de outras estratégias. O animal desenvolveu uma fina camada de cálcio sobre a pele, que reduz a perda de umidade. Ao final do período chuvoso, a jia se enfia de costas num buraco de árvore e usa a cabeça, simultaneamente, como tampa e escudo.
"Pode ficar assim meses ou até anos, a depender da intensidade da seca", para se proteger contra predadores enquanto estiva, essa jia de 10 centímetros possui espinhos e glândulas de veneno na cabeça. As aves não estivam co
mo os anfíbios, mas recorrem à migração para sobreviver no ambiente inóspito da caatinga. as migrações são a principal estratégia de sobrevivência das aves dessa região.
"Afora aqueles com recursos disponíveis o ano todo, como o soldadinho-do-araripe, que vive numa floresta úmida, os outros têm que se movimentar em busca de alimento durante o período de estiagem."
É o caso do pássaro bigodinho (Sporophila lineola), que desaparece do Sertão nordestino em junho e só retorna em dezembro, a ave foge da seca em direção à região dos Llanos, nas savanas da Venezuela.





Sistema Nervoso Central

O sistema nervoso central tem origem embrionária na placa neural, que por sua vez é uma parte especializ
ada da ectoderme. Durante o desenvolvimento embrionário, a placa neural se dobra e forma o tubo neural. Cada região desse tubo dá origem a diferentes partes do sistema nervoso central. Os primeiros dois terços do tubo, até o quarto par de somitos, formarão posteriormente o encéfalo, enquanto o ultimo terço irá formar a medula espinhal. A cavidade interna desse tubo dá origem ao sistema ventricular encefálico e ao canal central da medula espinhal.





Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=caatinga&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2
http://www.ambientebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário